Extra cítrico. Mate sua sede de leitura. Vitamina C.

segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Materialismo, Você e o Mundo

Você é uma pessoa num mundo lotado com bilhões de pessoas, a maioria delas é mesquinha, gananciosa, invejosa e egoísta ! Só pensam nos seus próprios umbigos, nas suas próprias fortunas. Levantam a faca, armam o rifle, lançam o míssel, sem hesitar!

Você lê jornal ? Eu não !

É uma droga o sentimento ao abrir o jornal pela manhã. Roubos, trapaças, mortes. Gente egoísta e mesquinha. Destruidores. Sempre querem mais e mais. Ouro, jóias, carros, dinheiro... malditos sejam ! Maldita seja a ganância e a busca por coisas materiais. A consolidação da cultura ocidental ! Amaldiçoada seja a falta de visão dos homens, que os enterram mais e mais aqui nesse grão de areia no canto do universo. Olham para baixo, e não para cima ! Não enxergam a luz, não percebem o significado. Julgam-se tão inteligentes, tão espertos, tão "tecnológicos". O que há para se orgulhar ? Qualquer maravilha da ciência sequer trouxe benefícios à humanidade, aos seus profundos anseios e dúvidas? À angústia de bilhões de pessoas, desamparadas, ao relento, à mercê de uma maldita sociedade terrena? Há tanta gente neste mundo, tantas possibilidades existem, e no entanto pouco ou nada se faz para o bem maior.

Lar, coitado Lar.

O reinado do vazio, é como costumo pensar. O vazio entre as pessoas, entre todos. As "amizades" são mera forma de se conseguir mais dinheiro, favores, coisas para si próprios. A concentração das ações voltadas para o "eu". Afinal quem vai assegurar minha sobrevivência, meu sustento ? Quem vai me trazer sucesso ? Quero me destacar entre os homens ! Quero ser um líder, quero ter luxo, quero ser uma porra dum magnata ! A que custo? Mais pessoas necessitadas, e você, ó tão belo e soberano novo-rico, o que tem? Um carro novo? Basta um empurrão em um barranco e ele já era, ou um assaltante, ou ainda pior. E se alguém querido por você estivesse nele ao ocorrer um acidente ? Essa pessoa morre, e você fica com o carro. Você pode se sentar no seu escritório luxuoso, abrir aquele uísque caro e encher aquele copo de cristal. Mas seu coração é vazio. Qual a satisfação nisso ? A solidão, o egoísmo, e por fim você será sozinho. Suas amizades serão falsas, porque serão feitas pelo interesse pessoal de outras pessoas semelhantes a você. O dinheiro te isolará, você será o rei das posses, mas o pobre de espírito. Seu coração definhará na tristeza, a faísca do amor em você se tornará tão fraca quanto um pequeno brilho, ou uma estrela distante no céu noturno. Você se perguntará o que falta na sua vida, e não saberá a resposta. Uma alma isolada, sem saber seu destino, seu lugar no universo, ou seu propósito pleno e absoluto.

Qual o seu lugar no universo infinito ?

Por que lutar por isso ? Ok, você precisa viver, precisa ter posses terrenas, mas o suficiente para viver. Já experimentou ajudar as pessoas ? Sentir o calor de um abraço, ou um olhar sincero e feliz pela sua ajuda. A gratidão simples e sincera de outras pessoas por você. Ao fazê-lo, um sentimento de totalidade, de realização pessoal se apodera do seu ser, do seu coração. Aos poucos você se sente mais e mais parte do mundo, parte das pessoas. Você descobre seu lugar, porque você está aqui, e o que pode fazer para ser feliz, e consequentemente fazer o mundo melhor. Ações aparentemente simples e pequenas, mas que fazem uma grande diferença.

UMA pessoa, com seus próprios pensamentos, convicções e sentimentos. Você acha que tem alguma chance? Se você está aqui, é porque há uma chance. As estatísticas não dizem quem ganhou, apenas dizem a dificuldade da minoria ganhar !! Dificuldade ? As tentativas são infinitas. Tente uma vez. Não deu, tente de novo. De novo, e de novo. De novo ! As suas chances podem diminuir ou podem aumentar, mas não são nulas. Nunca serão !

Já experimentou dizer para seu avô o quanto você o ama ? O quanto ele é especial para você, e que se não fosse ele você não seria o que é hoje, graças ao legado dele? Ele te olhará de volta, te abraçará e até chorará. Pronto, você se sente mais humano, mais ligado a alguém e esse alguém a você. Você se fortalece, se descobre e se motiva para a vida. Experimente. Você se sentirá mais feliz do que pode julgar. A verdadeira entrega, o sentimento puro e simples, ao doar um pouco de si a alguém, você sobe um degrau na escada da evolução. Você se torna mais parte do universo. Ao olhar para o céu noturno, você sabe seu lugar, e porque está aqui. É como se o Universo te pertencesse, você toca o céu, sente o brilho distante das estrelas, os raios cósmicos trespassam seu corpo, uma energia percorre você, emocionando-te.

Durma bem essa noite, meu caro, vá para onde você quiser, porque durante o sono somos realmente livres, e fazemos uma visita à nossa "casa" celestial. Boa viagem !

Marcadores: , , ,

23 Comentários:

Blogger Luizão disse...

Realmente, não tenho comentários. Apenas parei para dizer que concordo com quase tudo e bom dia.

BOM DIA!!!

17 de setembro de 2007 às 14:58

 
Blogger olivaquel disse...

Quando comecei a ler este seu post, a primeira idéia que me veio a mente foi a do Mito da Caverna, de Platão. Conhece? Ele fala de pessoas que viveram durante toda a vida dentro de uma caverna escura, acorrentados e somente observando sombras numa parede. Pessoas que vivem por viver, que estão habituadas naquilo e não ousam mudar ou não tem curiosidade para saber o que existe para além das sombras. Conta que um ousou se libertar das correntes, sair da caverna e enxergar o sol lá de fora e, quando veio contar aos demais sobre as maravilhas reais do mundo, quase acabaram por matá-lo.
É mais ou menos isso que sinto em relação ao convívio social, sabe, Ti? Não somente em relação ao mundo das idéias discutido por Platão.
As pessoas existem. Não vivem. Elas reinam em seus palácios de brinquedo, mas são incapazes de construirem pontes que as liguem a outros palácios. Elas têm td, porém sobre de depressão, de falta disto e daquilo. Elas têm dinheiro mas mtas das vezes descobrem que mais vale partir um pão que comer um banquete e engordar sozinha.
Sei lá...Eu tendo a ser mto altruísta. Eu largo mtas vezes de fazer o q qro em prol dos outros. Quiçá eu espere retorno dmais, espere q os outros tbm me olhem qdo preciso, me ajudem, me ouçam. Mtas das vezes eu passo por ouvinte, nunca falante! E isso me dá um pouco de raiva. Não obstante, me dá pena largar alguém a deriva, precisando somente de alguém que ouça suas lamentações para se sentir melhor.
Ah, sei lá. Sei que concordo com td o q vc escreveu.
Não pq é meu primo, praticamente cresceu comigo e eu gosto mto, mas pq vejo um pouco da humanidade q trago dentro de mim espelhada em vc por meio deste post. Vejo q sim, ainda posso crer na bondade das pessoas e saber q (poucas, porém) algumas pessoas, em ptos isolados (ou não) pensam como eu.

É, sem nexo again, rs.
Sorry, querido, rs.
Entre papos e conversas aqui na facul, comentei seu post.
Show, pra variar, show!
Q bom q o mundo ainda conta com pessoas q conseguem enxergar para além das sombras na parede! ;O)

Bjokssss

17 de setembro de 2007 às 15:22

 
Blogger Matheus disse...

Mito da caverna...platao hehehe eu gosto desse mito, tb gostei do post, mas ainda achoque a ira do mazzon está para vir !!
Mais sentimento mazzon !! Quero ver o orc raivoso dentro de vc !!
Ahhhhhh

17 de setembro de 2007 às 15:31

 
Anonymous Anônimo disse...

Nossa cara =O
Eu nunca tinha percebido, vlw o grande mestre +1 , agora me sinto livre, me sinto uno com o universo, consegui me livrar da insensatez deste mundo graças as suas palavras sabias q me mostraram o caminho da Igreja Universal, me livrei do materialismo deste mundo
eu sou o novo gotama, o buda
viva platao!
eu mau entendo as discussoes em 'A republica de Platao'

I can flyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyy

17 de setembro de 2007 às 15:38

 
Blogger olivaquel disse...

e qm disse q entendo a república?
mal sei do mito, huahua
;Op

i can fly foi show!!!!
huahuahaa

:ODDD

17 de setembro de 2007 às 16:52

 
Anonymous Anônimo disse...

e quem flw q vc nao entende
=D hauhauhauhua

Eu nao aguentei, muito complicado aquele livro. Vou tentar ler d novo um dia. =)
A unica coisa q preciso eh das palavras sabias do mestre +1, o celestial
e d Sidarta, para alcançar a plenitude e o estado d Kurt Cobain

17 de setembro de 2007 às 17:17

 
Anonymous Anônimo disse...

É,caro amigo Mazzon, não ha como discordar de uma só palavra desse texto, uma só ideia e creio que, no fundo, todos acabam tendo esse mesmo pensamento.No entanto, existem uma grande diferença entre as pessoas que pensam e fazem acontecer.Muitas vezes nem é assim tão dificil, complexo ou muito anormal do que aparenta ser, a grande verdade é que as pessoas hoje em dia tentam se apegar em algo que as deixem seguras de si e acabam por se esquecer de algumas respostas essenciais para a vida.Nada tão filosofico como "Quem sou eu, que faço aqui meu Deus...Deus...Deus existe?"...o que acontece é que muitas vezes eu tenho a impressão de que eu estou buscando algo cuja resposta esta dentro de mim o tempo todo, jamais sairá de mim ou foi para outro lugar,mas esse instinto de descontentamento,insatisfação, ansiedade pelo novo e por aquilo que pode resolver totalmente nossos problemas acabam por fazer com que fiquemos cegos para alguns pequenos detalhes.
Acredito que se tem algo, uma dadiva ou uma força que uma pessoa possa ter e carregar consigo para sempre e de sempre ter fé naquilo que faz,acredita, ter a coragem necessária de conseguir se impor frente a desafios e enfrentar o medo constante que sempre povoa nossas mentes.

Mas é isso...não vou vir aqui chamar as pessoas de hipocritas pelo o que fazem com suas vidas ou sentimentos, eu prefiro chamá-las apenas de instaveis!

Abraços,Mazzon!Parabens pelo post!

17 de setembro de 2007 às 17:35

 
Anonymous Anônimo disse...

Q comentario inutil, vc nao quer conhecer a igreja universal agostinho?
=D hahahahahaah

17 de setembro de 2007 às 17:38

 
Blogger olivaquel disse...

Eu acho q essa idéia de procurarmos ao longe nossa felicidade qdo ela se encontra dentro de nós mesmo (Rousseau falou isso?!? Aiai, num sei :Os )

[tá, sto Google:
"Em vão buscaremos ao longe a felicidade, se não a cultivarmos dentro de nós mesmos" (Jean-Jacques Rousseau).]

Acho q essa busca por algo q não sabemos o q faz parte da vida humana. Sempre estar buscando algo para não perder a graça em viver. É como crer num sonho e ir atrás de realizá-lo, sei lá. É como pôr sob o fim do arco-íris uma meta e sempre procurar em vão seu pote de ouro.
Ah, sei lá.
Vez ou outra procuramos oq já temos.
Vez ou outra, não damos valor ao q temos e qremos sempre mais.
Vez ou outra esquecemos de olhar em volta, nas pessoas q nos cercam, no quão importantes somos para alguns e qto podemos fazer para outros tantos.
Se este foi um post de revolva, acho q tbm foi um perfeito para se pensar. Tentar mudar o mundo creio ser impossível, de boa. Sonhar é bom, mas manter os pés no chão, melhor ainda. Porém mudar o mundo particular em q se vive já é um gde feito.
Mtas das vezes qremos mudar os outros, mudar a vida, mas não conseguimos mudar a nós mesmos!
Mtas das vezes buscamos ajudar o de longe qdo nos cegamos para aquele amigo, parente ali perto de nós q tanto precisa, mesmo q de um abraço sincero, de um ouvido caridoso, de um sorriso gostoso.
Sim. Às vezes esquecemos dos detalhes por ansiar ver o quadro inteiro.

De quem é a culpa disso tudo?
Acho que do próprio homem q, sempre buscando mais e mais, acabou por se perder de si mesmo. Em meio a tesouros e amores, vez ou outra não se acha. É quase o 'sentir-se só em meio a multidão'.

Tá, mas se este meu comentário fosse redação de vestibular, eu seria desclassificada pq fugi ao tema, huahaua. Sorry pessoal! ;O)

Calei-me, rs.

Bjokssssss

17 de setembro de 2007 às 20:43

 
Anonymous Anônimo disse...

Vc fugiu legal do tema mas eu tenho as respostas para as perguntas q t afligem prima.
Apos muito tempo d reflexao e o prinicipal, saber escutar as outras pessoas eu obtive tais respostas.
Se vc parar para pensar no q t faz feliz, vc vai notar q "vc soh eh feliz qdo vc faz alguem feliz".
E pq os homens sempre busca algo para nao perder a graça, vc estava no caminho certo da resposta, "o homem para de viver qdo para d sonhar", qdo para d ansiar por algo.
espero q tenha t ajudado, sempre acredite em algum Deus(seja lah qual for o seu), isso eh muito importante d se lembrar, acreditar em algo superior. =)

18 de setembro de 2007 às 08:24

 
Anonymous Anônimo disse...

Buri...

Vambora na Igreja Universal?
Sinto que la estão todas as respostas dos nossos problemas!!!

E sim...se conseguirmos resolver todos esses problemas que no afligem, com toda certeza acabaremos por encontrar ou criar outro!
É isso que chamam de "descontentamento eterno humano"?

18 de setembro de 2007 às 08:37

 
Blogger Unknown disse...

Carai =O post bacana, todos temos essas perguntas (talvez) mas o +1 resolveu escrever td (coragem talvez). Muitos omitem, mas ta blz a vida num tem sentido mesmo até se descobrir algo q t d prazer e a qual (acredito eu) t fará aceitar q isso tá baum pra vc!
Legal mesmo o post, parabéns por colocar isso ae q todos pensam.
E me pergunto +1 vez, PQ EU TO AKI? Q Q EU PRECISO FAZER AINDA? ONDE PRECISO IR? QM EU PRECISO VER? EXITE ESSE SER SUPREMO AE? CADE ELE?
Quero respostas e num sei onde estão, como sugeriu o Agostinho estao dentro da gente? Agostinho vira a direita do seu intestino, ali do ladinho acho que ta ali, se num tiver amigo, sei naum...
Flw amicows

18 de setembro de 2007 às 09:24

 
Anonymous Anônimo disse...

E o pior Mazzon, é que não existem evidências deste comportamento mesquinho do ser humano. Desde o avião da TAM que matou 200 e poucos de nós Brasileiros, até os desvios de dinheiro que provavelmente de alguma forma contribuiram com a morte ou o prolongamento do sofrimento de centenas, talvez milhares, de brasileiros, até a guerra no iraque, em todos estes casos de tragédias do cotidiano, podemos ver como motivação/causa a busca do homem ao lucro ou ao poder.

Até aqui neste blog, vemos pessoas dizendo "SIM COMPREENDI OS MISTERIOS DO SER HUMANO", mas mesmo assim, continuam na esfera aonde o EU impera. É inegável. Somos podres.

Abraços, seu blog esta fantástico.

18 de setembro de 2007 às 09:28

 
Anonymous Anônimo disse...

"Compreendi os mistérios do Ser Humano"?

Não,caro Newbie, creio que tenha nos entendido mal.Nossas afirmações não refletem o que é certo ou errado, apenas um ponto de vista, a nossa própria verdade, cada um tem e segue uma verdade, é a nossa essencia.

Entende?E logicamente a esfera do EU impera é verdadeira, jamais duvidamos ou negamos isso!
Mas mesmo seguindo por caminhos tortuosos, seria hipocresia dizer que a esperança ainda não morreu por tentar agir de uma forma melhor para consigo e seus semelhantes?

Não seja tão severo a tal ponto de julgar a todos como se fossem iguais, pessoas são complexas, tem desejos diferentes e quase sempre são impulsionadas pelo desejo e o medo,sim,inquestionável dizer que ha em todas as pessoas aquelas que acabam por se dominar pelo egoismo,mas não se esqueça de que ainda ha pessoas por aqui que tentam fazer a diferença,mesmo que sejam em numero muito reduzido!

E por favor, não se auto-intitule um "Podre".Pois voce tendo respeito por si próprio fará com que consiga ter um respeito maior por aqueles que te cercam e que com certeza amam voce!

E é isso, topico muito bacan,heing,caro Mazzon?
Abraços!

18 de setembro de 2007 às 09:52

 
Anonymous Anônimo disse...

Jah pensei d+ por hj

18 de setembro de 2007 às 10:31

 
Blogger olivaquel disse...

Ah... eu creio em Deus sim.
Como tá no meu orkut, Deus é a condição sine qua non de minha existência.
Acho q, tem horas, q só Ele para sossegar nossas ansiosas almas.
É isso.
Até o próximo post - AEEEE TI, agitando geral hein?!?! huahuhaua que orgulho!!!!! :ODDDD

18 de setembro de 2007 às 16:18

 
Anonymous Anônimo disse...

Eu nao sei oq significa "sine qua non".
Eu nao escuto hip hop.

19 de setembro de 2007 às 09:10

 
Anonymous Anônimo disse...

Parabens, post de qualidade. Gostei da parte do avô =D. Pena que o meu morreu mey =(

19 de setembro de 2007 às 09:33

 
Anonymous Anônimo disse...

Eu não conheci o meu avô...

E o de parte por pai, morreu quando eu tinha 6 anos.

=(

19 de setembro de 2007 às 11:30

 
Blogger Unknown disse...

+1, parabéns pelo post! Continue assim que vc criará material suficiente para um livro BestSeller!

Buri: "sine qua non" => Sem Igual.

[]s

20 de setembro de 2007 às 22:12

 
Blogger olivaquel disse...

acho q sine qua non seria sem o qual.
tipo, condição sine qua non é aquela condição sem a qual nada é certo/existe/faz sentido.
mas enfim, isso é latim, e eu amo, rs.

ow, ow, ow, show hein?
mtos coments. show! ;O)
cadê o próximo post?!? hauhau...

20 de setembro de 2007 às 23:29

 
Anonymous Anônimo disse...

Nossa, desta vez seu post gerou muitos comentários mesmo Tiagão ;)
Eu tenho mó preguiça de ler e vc's me aprontam dessas (se bem q o propósito de um blog é escrever...)
Depois de ler tudo (...tsc..tsc..) me senti boiando na maionese, conheço o mito da caverna só de leve (não cheguei a ler livros dele/sobre ele)
e o resto então....:P
Ultimamente estou alienado, aquém, sou um daqueles sentados olhando para as sombras nas paredes da caverna...
...preciso voltar a ver a luz.....

24 de setembro de 2007 às 08:40

 
Anonymous Anônimo disse...

eu sou o cara q se livrou =P
vejo a luz e nao conto pra ninguem senao vao achar q sou louco =D

24 de setembro de 2007 às 08:53

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial