Extra cítrico. Mate sua sede de leitura. Vitamina C.

segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Descoberta Pessoal

Refleti muito se eu deveria ou não relatar o que ocorreu comigo há alguns dias. Pensei, pensei, e optei por compartilhar com as pessoas. Afinal de contas não é todo dia que algo assim ocorre...

Aconteceu semana passada. Estava eu fazendo minha sessão de Yoga lá no Dojo, tudo normal... quando chega o momento da meditação, sento-me o mais ereto possivel e procuro relaxar... ah, se fosse fácil ! Uma dor terrível nas costas surge do nada. Lancinante, parecia que tinham enfiado umas agulhas nas vertebras e estavam puxando pros lados... nao sabia nem distinguir se era dor muscular ou não... sei lá. Só sei que pensei várias vezes em me largar e deitar no chão, estendido, pra esperar a dor passar. Mas não, resolvi aguentar. Tentei esquecer a dor. Continuei ouvindo os conselhos da professora para nós, yogues. "Relaxe... não pense em mais nada. Imagine tudo desaparecendo diante de você. Observe sua respiracao, como o ar vai dos pulmões e sai pelo nariz, para depois tornar a encher os pulmões novamente... desligue os pensamentos, e esqueça de tudo... você simplesmente existe e observa. Tudo passa...."

E continuei ouvindo e aplicando esses pensamentos a mim mesmo... teve um momento que quase desisti da prática, por causa da dor na coluna. Mas, pensei "tenho que continuar... sei que consigo me desligar da dor, e do corpo. Sei que consigo ser maior do que isso... preciso relaxar, e esquecer..." até que, para minha incrível surpresa, a dor DESAPARECEU. Assim, instantaneamente, no momento em que "desliguei", digamos assim, dela. Aí, senti uma paz enorme. Senti-me feliz, e completo, como se tudo sempre estivera bem, como se tudo estivesse como deveria estar. Minhas preocupacoes desapareceram momentaneamente. Aí compreendi como tudo é passageiro, e como temos controle sobre nós mesmos. Fiquei contente por estar ali, naquele momento, aprendendo um pouco mais sobre mim e sobre a Natureza das coisas.

Agradeci a professora pela inspiracao, e contei a ela o ocorrido. Ela disse: "as pessoas geralmente se concentram muito na dor, se concentram tanto que elas próprias passam a ser a dor. A dor e o sofrimento as domina, e dificulta a visão delas. Você se desprendeu da dor hoje, e fico contente por isso".

Fiquei muito surpreendido com esse rápido alívio de dor, pois tenho escoliose lombar há muitos anos, e minha coluna sempre dói de tempos em tempos, e é uma dor que demora a passar. Geralmente tenho que fazer exercicios, ou pedir para alguém me ajudar a colocá-la no lugar, pois de outro modo a dor não passa. E isso ocorreu sem nenhuma intervenção física minha, da professora ou de ninguém da sala. Simplesmente aconteceu.

Ela também me explicou o que aconteceu que fez com que passasse a dor... de acordo com a tradição hindu, ao meditar a pessoa abre os canais de energia que temos no corpo, pois relaxamos o corpo e os pensamentos, e um "jorro" de luz cai em nossa cabeça e se espalha pelo corpo, através desses canais, limpando, purificando e energizando as diversas partes do corpo.

Foi a primeira vez que algo desse tipo ocorre comigo, e foi indescritível. Ainda tenho muito o que aprender e evoluir, mas esse primeiro passo só me fez empolgar e me dar força para seguir em frente !

Marcadores: , , ,

4 Comentários:

Blogger Luizão disse...

Mazzon, me passe o contato desse lugar que você faz yoga pq eu quero fazer também.

Vamos moldar nosso ki!!!

Abraço

29 de outubro de 2007 às 13:42

 
Blogger Matheus disse...

Pranayama, Pranayama , Pranayama ,Pranayama, Pranayama, Pranayama, Pranayama,Pranayama, Pranayama !

29 de outubro de 2007 às 13:49

 
Anonymous Anônimo disse...

Pô T, coitada da 'dor nas costas', ela vem só de "tempos em tempos" e vc ignorou-a... huahua ;)

Legal T, yoga parece ser bem legal, tb ando com dores nas costas, mas sei q se fizer yoga nessa altura do campeonato travo de vez (precisava ver quando fiz polichinelo na 6 série....), talvez daquelas q o cara fica em pé nas costas...(nem sei se é yoga...mas é indiano)

Continue meditando Dalshin ;)

30 de outubro de 2007 às 14:20

 
Blogger T+1 disse...

hehehehuehua
Pit, yoga nao é esporte de stress. O progresso é no seu proprio ritmo... não há cobrança por parte do professor. E Vc nao precisa ser mega elástico pra começar... basta olhar pra mim, e essa minha barriguinha sexy aki. :P
Apesar disso, consigo colher ótimos resultados.
Eu definiria Yoga como um esporte de respiração, de mentalização e de superação gradual de seus próprios limites, pouco a pouco.

Abrass !

31 de outubro de 2007 às 09:09

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial