Extra cítrico. Mate sua sede de leitura. Vitamina C.

terça-feira, 23 de outubro de 2007

Sobre a Verdade

Discutamos um pouquinho sobre a Verdade. Eu tenho uma teoria, e ela é a seguinte: a verdade é aquilo que conseguimos perceber e entender nesse momento, e essa "verdade" é uma pequena parte da Grande Verdade. Pequena parte pois, sendo ainda imperfeitos, não conseguimos perceber O Todo, mas podemos ver algumas de suas pequenas partes. Com a evolução do homem, isso se modifica. Pois evoluindo, o ser humano também amplia sua percepção. Tudo passa a ser mais completo, e parece seguir uma certa "Ordem" no Universo para ele. Ele passa a ver, sentir, ouvir coisas que antes não conseguia. Com isso, seu conceito de Verdade também se amplia. Sua verdade, após sua evolução, passa a ser mais abrangente. Isso não quer dizer que a "verdade" anterior era incorreta... era apenas incompleta. Agora, essa "verdade" é melhor descrita, embora ainda esteja incompleta. Ou seja, uma verdade dita agora não se tornará inválida mais tarde, e sim, se tornará apenas desatualizada.

É importante manter-se sempre atento a isso, e ser humilde, pois ninguém detém a verdade. É também interessante manter a mente e o coração abertos sempre, pois nunca se sabe quando podemos ter súbitos "lampejos" de inspiração acerca da Verdade ou do Universo, pois ainda somos meras crianças em espírito. É difícil ser assim, claro, pois tendemos a impor nossa realidade aos outros. Buscamos apoio, queremos que mais pessoas pensem como nós. Isso porque todos queremos ser queridos, louvados, apoiados e carregados pelas pessoas. O ser humano é carente, sob muitos ângulos. Mas saber respeitar a individualidade de cada pessoa é um grande passo para A Verdade, pois assim você também será respeitado.

Então, a verdade que é absoluta para nós agora, não será absoluta "mais tarde", por assim dizer, pois teremos evoluído, perceberemos melhor o universo e teremos uma versão melhor e mais abrangente da verdade. E o ciclo de existencia continua, a Roda da Vida gira mais vezes e quando estivermos tão evoluídos para vermos a Grande Verdade, saberemos todos os segredos da Vida e da Morte, do Infinito, do Universo e do próprio Deus, então... quem sabe ? Tudo Continua =)

Bom, mas essas coisas já são assunto para outro post !
Namaste.

Marcadores: , , ,

7 Comentários:

Blogger Luizão disse...

Boa Mazzon, tenho que concordar com você. A verdade é de cada um e restrita. Não conseguimos ver o todo e formamos uma verdade incompleta que depende do seu "ângulo de visão". Por isso temos tantas verdades.

Abraço

24 de outubro de 2007 às 08:29

 
Blogger Matheus disse...

A verdade é que não existe verdade alguma.O que percebemos não é 100% do universo, mas podemos criar inssturmentos para isso e acumular provas para tal, desta maneira poderiamos ter uma modelo de realidade mais abrangente, desta maneira o modelo mais abrangente de realidade é o cientifico.Algumas pessoas tem realidades mais abrangentes que outras, já que aquilo que o cerebro pensa é provado para ele mesmo, ou seja eu complementaria uma frase sua logo no começo do post : a verdade seria um modelo daquilo que conseguimos perceber e entender e imaginar nesse momento.

24 de outubro de 2007 às 10:28

 
Blogger Unknown disse...

Cara,antes de mais nada eu curti e muito o post do Razel.Realmente, é bem racional essa forma de interpretação da verdade, mas é inegavel dizer tambem que muitas vezes sofremos certas influencias, seja do ambiente ou por certos acontecimentos, que fazem com que percebamos ou aceitamos com mais facilidade ou dificuldade uma dada verdade.

No entanto, esse trecho me chamou a atenção

"Mas saber respeitar a individualidade de cada pessoa é um grande passo para A Verdade, pois assim você também será respeitado."

Eu sigo esse princípio e tambem luto por isso.Mas querer que todas as pessoas pensem dessa forma é um certo "atraso" nesse principio de se conseguir uma verdade.A verdade mesmo é que respeitar o seu próximo fará mais Bem a voce do que ao seu próximo em si, por que respeitar uma pessoa apenas demonstra que voce tem um respeito muito grande por si mesmo e inconscientemente espera esse mesmo respeito, mas essa espera não pode ser exacerbadamente levada a sério.Por que se voce leva a sério voce começa a cobrar radicalmente dos outros o mesmo respeito, e muitas vezes isso não é possivel por que na concepção do outro ele não te deve esse mesmo respeito ou não precisa demonstrar o mesmo.E com isso, voce acaba ficando triste e tal sentimento acaba descendo como veneno pelas suas veias, fazendo com que voce acredita que detem uma Verdade que no fim voce nem mais sabe se é ou não é.

É por isso que as palavras do Razel me soaram sensatas "A verdade é que não existe verdade".
Eu complemento que se existe realmente uma verdade universal ela ainda não foi traduzida para todas as pessoas.Lamentável?Não sei, mas talvez esse pequeno detalhe poderia evitar com que muitos se destruissem por ae!

Abraços!

24 de outubro de 2007 às 10:58

 
Blogger T+1 disse...

"a verdade seria um modelo daquilo que conseguimos perceber e entender e imaginar nesse momento."
Foi exatamente o que eu disse lá. Cada um percebe o mundo e a realidade de uma forma, e desse modo afirma ser a verdade. Como não percebemos todas as faixas de frequencia do espectro, por nosso corpos físicos serem incapazes disso, dispomos de instrumentos criados pela tecnologia, ou por outros sentidos espirituais que desenvolvemos através de certas práticas, como a meditação e a oração.
É claro que essa é a minha verdade, e é claro que muitas pessoas discordam dela, ou concordam. Mas não estou aqui para criar discórdia, estou apenas dizendo no que acredito, e para ouvir as opiniões de todos, pois sempre podemos aprender algo em tudo.

Acho que é isso.
Abraço.

24 de outubro de 2007 às 11:01

 
Blogger Matheus disse...

Cada um acredita no que lhe convém, seja lá pelo o que essa pessoa passou , experimentou , considera como realidade ou tem medo e cria uma proteção para isso.
Acho que meu proximo post no leões vai ser , porque eu não respeito e sou verbalmente agressivo com tuneis de realidade que considero já obsoletos. De qualquer maneira eu nunca poderei dizer que algo é alguma coisa , mas poderei dizer porque eu preciso ser assim e como eu acho que isso poderia melhorar as coisas e etc...de qualquer maneira uma pessoa acredita no que acredita proque considera aquilo como verdade ou seja a melhor verdade que ele pode obter e se não considerasse superior as outras não averia porque acreditar nela, percebam eu disse superior porque vc considera aquilo como o melhor, nao que vc precise se sentir melhor que os outros.Isso me lembra Bodhisatva mas isso já seria outro assunto.
Namaste !

24 de outubro de 2007 às 11:18

 
Anonymous Anônimo disse...

Três ceguinhos vagavam por uma floresta na África. Vindo por caminhos diferentes, barraram com o mesmo elefante ä sua frente. Um deles trombou com as pernas do elefante e deduziu: estou entrando numa mata de palmeiras. O segundo segundo esbarrou no rabo do elefante e, como o rabo do elefante tem um penacho igual ao do leão, ele se assustou e saiu correndo, dizendo que um leão iria pegá-lo. O terceiro literalmente "trombou" com a tromba do elefante e saiu correndo assustado dizendo que uma serpente enorme queria pegá-lo. Creio que é isso, somos "cegos" que vêem, por enquanto, apenas partes separadas, seccionadas, da Grande Verdade. A ciência, a cada dia, nos ajuda a desvendar essa Verdade. Velhos paradigmas vão sendo quebrados à medida que o conhecimento avança. Mesmo a física quântica está partindo para novos conceitos sobre matéria e pensamento. É interessante assistir aos filmes "Quem somos nós" e "O Segredo" . Eles mexem um pouco com velhos conceitos (leia-se "verdades") estabelecidos. Assistam. Mas não nos preocupemos. Cada um tem o seu dia em que todas essas dúvidas serão respondias, ehehehe. É só esperar. Tomara que demore.

24 de outubro de 2007 às 22:10

 
Blogger Matheus disse...

Tinha um quarto que tinha deixado os tres cegos e ele ficara rico fazendo o primeiro desviar das palmeiras,e o segundo e terceiro fugir do leão e da cobra.

26 de outubro de 2007 às 13:39

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial