Extra cítrico. Mate sua sede de leitura. Vitamina C.

sábado, 3 de novembro de 2007

Lendas e Mitos...

Esses dias estava jogando Diablo 2, relembrando os velhos e bons tempos de adolescência em que não tinha tantas obrigações ou preocupações... viciado totalmente nos jogos, ficava horas a fio na frente do PC para derrotar aquele monstro, ou aquele demônio dos infernos ! Sim, dava uma sensação ótima, vencer algo terrível, algo maligno, com as minhas próprias mãos...


Mas, durante o meu período nostálgico, me veio um pensamento, uma dúvida. Há tantas lendas e mitos espalhados por todos os povos. Há tantas histórias contadas, passadas de pai para filho, de filho para neto, e assim por diante... histórias antigas, de espíritos, de deuses, de anjos e de demônios ! A tão chamada "Sabedoria Popular". Pensei, de onde será que surgem tantas histórias ? Da imaginação ? Mas porque o homem se daria ao trabalho de imaginar algo tão absurdo, algo tão ilusório, e com tamanha riqueza de detalhes, com tramas intrincadas e variadas ? E como se não bastasse serem supostamente "absurdos", porque essas histórias causam tanto fascínio nas pessoas e inclusive em mim ?

Entre as mais clássicas estão as lendas do Lobisomem e do Vampiro, a do monstro de Frankenstein e do Bicho-Papão. Há também os mortos-vivos, os zumbis, os esqueletos e as assombrações. Cada lenda com sua própria história, com sua mitologia, seus aparentes motivos para "existirem". Fiquei intrigado com esse meu pensamento. Pois, não vejo razão de se criar histórias absurdas sem motivo, ou sem uma razão inicial. E se fosse esse o caso, porque tais contos persistem no imaginário popular ? Se fossem mentiras deslavadas, histórias ridículas, esdrúxulas e/ou bizarras, porque as pessoas se sentem fascinadas por elas ? Não, creio que não sejam totalmente mentiras. Se para tudo o que existe há uma causa inicial, então essas histórias, um dia, foram verdade.

Calma, não precisam me chamar de louco, ou de tolo. "Um dia foram verdade", eu disse. O que quero dizer é que as pessoas viram algo parecido com um vampiro, ou viram alguém morder a jugular de outra pessoa, matando-a, e acabou dando nomes específicos para essa pessoa, algo como apelidos ou outros nomes, que por fim acabou tornando "o vampiro". Ou talvez possa ter sido por outras causas... talvez as lendas tenham mais verdade do que imaginamos ? Não sei. Estas foram apenas suposições. Mas tenho forte convicção de que essa e outras "lendas" não deixam de ser verdades contadas através dos séculos, que acabam se misturando ao imaginário popular, e com o tempo acaba tendo "vida própria", como a maioria das histórias que são passadas de boca a boca.

Outro aspecto importante desse assunto é como o "sobrenatural" desperta nossos sentidos e nos fascina, e nos instiga à investigação, à busca de algo que explique as histórias, ou mesmo dos fenômenos relatados pelas testemunhas de tais acontecimentos "extraordinários". Acho que o ser humano, instintivamente, sabe que há algo além de seus sentidos, algo inexplicável e profundo, algo que pode arrepiar seus pêlos das costas, ou algo que te faz sentir-se observado à noite, numa rua deserta e fria. Dentro do homem, dentro de você, tem-se conhecimento instintivo disso, de que há algo além. E isso fascina e amedronta a qualquer um. Eu, pelo menos, acho instigante pensar nessas coisas. Nunca se sabe a que conclusão se chegará...

Marcadores: , , ,

13 Comentários:

Blogger olivaquel disse...

Dps de um bom tempo se aparecer, eis-me aqui.

Posso estar mto engana, mas creio que lendas e mitos surgem pela busca do homem em tentar explicar algo que lhe foge o entendimento. Não creio que são inventadas do nada, mas têm sim um marco inicial (pelo menos as mais antigas, óbvio... atualmente deve sim existir lendas que alguém começa espalhando só pr ver que rebuliço dará!),algo que aos olhos dos homens parece impossível.
Sei lá... talvez também seja a grande necessidade humana de usar sua imaginação, rs. A mente humana é algo que me fascina e os meios que ela usa para se expressar e representar o mundo também. Talvez contando fatos imaginados ou relatando aquilo que lhe foi passado, o homem esteja deixando viva essa característica inventiva que lhe é intrínseca. Sei lá, tô viajando...

...e ouvindo uns sons lá fora... Ai meu Deus, o que será que é?!? Não é noite de lua cheia... ou é?!?
o.O

4 de novembro de 2007 às 23:42

 
Anonymous Anônimo disse...

Blz T

Não se esqueça das verções modernas do imaginário popular: as Lendas Urbanas, uma mistura do antigo com o novo, fantas agora em corredores de empresas e escolas (nada de arquitetura gótica, traços retos da arquitetura civil)
E até na internete o 'pensamento popular' consegue criar monstros e espalhar histórias (antigamente se escrevia 'estórias' sem 'h'): os Email Hoax..

é a mente humana precisa extravasar , não adianta suprimir o lado criativo da mente com trabalho, trabalho e mais trabalho. Por isso os monstros sempre vão existir. è a forma como encontramos de librar nossas mentes reprimidas e deixar o lado 'primitivo' viver um pouco.

5 de novembro de 2007 às 09:42

 
Anonymous Anônimo disse...

Desculpem o "verções".... acabei de chegar do congestionamento.....(120Km de lentidão e 3:15 de transito)

___versões___

5 de novembro de 2007 às 09:44

 
Anonymous Anônimo disse...

meus deus... vou parar de escrever.... FANTAS!!!! não não, não é uma lenda urbana da Coca-Cola.....


FANTASMAS.....

5 de novembro de 2007 às 09:46

 
Blogger Luizão disse...

Nuossa, olha o pit se perdendo para escrever o comentário digno de um mestre de D&D. HAHAHAHAHA

Falando sobre o assunto das "lendas", acredito que elas existam por dois motivos:
1-Para explicar o inexplicável
2-Para divertir os interlocutores

Toda lenda faz a imaginação de quem ouve ou lê sobre ela criar outras idéias e novas lendas. Também acho isso muito saudável. Imaginação e criatividade só fazem bem!!!

5 de novembro de 2007 às 09:56

 
Blogger Matheus disse...

Eu gosto dos mitos baseados nos fenomenos da natureza, deuses do trovao da chuva e essas coisas eu acho o máximo, eu sou meio suspeito em falar porque eu adoro inventar coisas, deuses e afins.Eu estava com um projeto de fantasia a um tempo atrás quanto eu estava tentado criar um jogo de cards baseado num mundo estilo Senhor dos aneis e Warcraft, se quiser entrar na dança eu ressuscito o bicho e a gente manda pra alguma editora pra ver no que dá , que tal ?
hahahah

5 de novembro de 2007 às 10:14

 
Blogger Luizão disse...

I'm in!!!

5 de novembro de 2007 às 10:16

 
Blogger Matheus disse...

=D !

5 de novembro de 2007 às 10:17

 
Blogger T+1 disse...

Putz q dahora eu to drento taméin !
Pit, fica esperto ae !

5 de novembro de 2007 às 10:21

 
Blogger Unknown disse...

Correto, creio que todos aqui tem muita razão no que disseram.Não da para se dizer com certeza se todas as lendas são absolutamente falsas ou se aconteceram de fato ou se algumas são verdadeiras e outras não ou mesmo se todas são verdadeiras mas contadas de uma forma que faça com que todos se lembrem delas por muito tempo e passem de geração a geração, imortalizadas na mente humana.

A grande verdade é que a humanidade sempre acreditou naquilo que quis acreditar, seja por conveniencia ou por fé e até mesmo em busca de respostas aos seus problemas.Voce acredita que todas as suas crenças são verdadeiras embora não exista um sentido logico para se crer nisso, da mesma forma que outra pessoa possa acreditar que tudo em que voce acredita é falso, mesmo não tendo esse mesmo sentido lógico para explicar o porquê.

E o que voce faz com uma lenda, seja ela verdadeira ou não, é o que realmente conta para que essa mesma lenda continua sendo lenda ou se transforme em algo maior.

5 de novembro de 2007 às 10:26

 
Blogger Luizão disse...

Eita, agostinho. Falou, falou, mas não disse nada. :D

5 de novembro de 2007 às 10:34

 
Blogger Matheus disse...

depois eu passo pra vcs minha idéia, e a gente se reune depois para discutir a idéia do jogo e o que vamos fazer, a idéia é de um mundo techno-fantastico, onde haja guerras nao pelo bem ou pelo mau mas pelo interesse de cada grupo, sejam eles elfos, magos, anoes,dragoes, necormantes etc..O esquema é valorizar a estratégia do jogo.

5 de novembro de 2007 às 11:00

 
Blogger Unknown disse...

é eu não acredito em tudo mas tem lendas que são bem reais vamos ser realistas eu acredito que existe sim curupira o caipora tanto faz eu tenho tio que vio e passou trÊs dias sumido na mata a sorte foi DEUS

16 de setembro de 2010 às 10:34

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial